Programa 5S é conferido à Vidraçaria Pestana

O objetivo do programa é o de transformar o ambiente das organizações e a atitude das pessoas

Com a intenção de gerar ainda mais excelência à prestação de seus serviços e a seguir as novas exigências do mercado, a Vidraçaria Pestana acaba de passar pelo sistema de Gestão de Qualidade com base no programa 5S. Para o treinamento, foi contratada a empresa de consultoria MFC Serviços Empresariais que levou todos os requisitos necessários para a qualificação no Projeto SGQ:5S.

O "Programa 5S" foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japão do pós-guerra, provavelmente inspirado na necessidade, que havia então, de colocar ordem na grande confusão a que ficou reduzido o país após sua derrota para as forças aliadas. O Programa demonstrou ser tão eficaz enquanto reorganizador das empresas e da própria economia japonesa que, até hoje, é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e produtividade utilizado naquele país.

O objetivo do programa é o de transformar o ambiente das organizações e a atitude das pessoas, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade das instituições.

O "Programa 5S" ganhou esse nome devido às iniciais das cinco palavras japonesas que sintetizam as cinco etapas do programa. Essas palavras e suas versões para o português são: Seiri- DESCARTE: Separar o necessário do desnecessário; Seiton- ARRUMAÇÃO: Colocar cada coisa em seu devido lugar; Seisso- LIMPEZA: Limpar e cuidar do ambiente de trabalho; Seiketsu- SAÚDE: Tornar saudável o ambiente de trabalho; Shitsuke- DISCIPLINA: Rotinizar e padronizar a aplicação dos "S" anteriores.